Comportamento Empreendedor: Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e a Influência de Referencial Teórico Internacional

Autores

  • Indiara Beltrame Brancher UEL
  • Elizabeth Moçato de Oliveira UEL
  • Aleksander Roncon FURB

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.71166-193

Palavras-chave:

Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo, EnANPAD.

Resumo

Tem sido possível perceber a significativa contribuição dos empreendedores para economia, haja vista sua capacidade de criar empregos, disponibilizar novos produtos, assim como estabelecer redes de pequenos negócios. Isso pode ser verificado na importancia dada ao estudo em empreendedorismo a nivel mundial. Evidencia disso é o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), projeto que inciado em 1999, um parceira com London Bussines School e Babson College – UK, incialmente abragia 10 países e hoje são 85 (GEM, 2012). Pode-se perceber o crescente interesse sobre o tema no ambienta acadêmico. Nesse sentido o estudo do comportamento empreender vem ganhando destaque. Muitos autores descrevem os empreenderes como indivíduos que possuem características especificas que os diferencia dos demais. Alem disso tem havido cada vez mais interesse pelo empreendedorismo, tema que vem ganhando destaque na literatura, refletido no número crescente de publicações sobre o tema. Com esse norte, o presente artigo tem como objetivo desenvolver uma meta-análise dos artigos publicados no EnANPAD, sobre o comportamento empreendedor no período compreendido entre 2004 e 2008, assim como identificar a influência da podução internacional. Buscando a partir desta, fazer uma revisão do tema com o intuito de apresentar um mapa teórico dos caminhos os quais os pesquisadores brasileiros vêm seguindo na busca pelo entendimento do tema, assim como identificar uma possível inflência das publicações internacionais na produção nacional sobre o tema. Como marco teórico pode-se destacar Dornelas (2001); Gimenez (et. al 2008); Schumpeter (1982), McClelland (1972); e Filion (1999). Os resultados apontaram para uma predominância da abordagem do assunto a partir das características dos comportamentais do empreendedor; a maioria dos autores é oriunda de instituições do sul e sudeste do Brasil; e a metodologia mais totalizada pelos mesmos no desenvolvimento dos trabalhos foi de natureza teórico-empírico. Significativa foi, também a constatação da influência da produção bibliografica internacional, uma vez que tanto os principais autories (exceto Fernando Dolabela ) como as referencias (59,0%) são internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Indiara Beltrame Brancher, UEL

Docente de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas - Faculdade Arthur Thomas - FAAT. Grupo de Pesquisa CNPq: GEPECS / PPGA/UEL.

Elizabeth Moçato de Oliveira, UEL

Mestranda em Administração, no programa de Mestrado Acadêmico PPGA - UEL

Aleksander Roncon, FURB

Docente de Graduação e Pós-Graduação em Administração de Empresas - Faculdade Arthur Thomas - FAAT. Doutorando em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Downloads

Publicado

2012-07-25

Como Citar

Brancher, I. B., de Oliveira, E. M., & Roncon, A. (2012). Comportamento Empreendedor: Estudo Bibliométrico da Produção Nacional e a Influência de Referencial Teórico Internacional. Internext, 7(1), 166–193. https://doi.org/10.18568/1980-4865.71166-193

Edição

Seção

Artigos