O Processo de Internacionalização de Empresas de Software: O Caso Audaces

Antonia Egidia Souza, Eduardo Pinheiro Gondim Vasconcellos, Harmilton Luiz Corrêa

Resumo


Este estudo aborda a maneira pela qual as empresas brasileiras estão se internacionalizando, as suas motivações para a internacionalização e as vantagens competitivas nesse processo. O artigo analisa em profundidade uma empresa de software que desde 2002 vem atuando com sucesso no mercado global. O arcabouço teórico utilizado está amparado em três grandes teses a respeito da internacionalização: a vantagem de propriedade (DUNNING, 1988); a Escola Uppsala da década de 1970 e tese do born global (RENNIE, 1993; KNIGHT e CAVUSGIL, 1996; OVIATT e MCDOUGALL,1993; MADSEN e SERVAIS, 1997). Para a condução do trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa com uma perspectiva exploratória-descritiva. A estratégia foi o estudo de caso. Os dados coletados foram de fontes secundárias e primárias. A análise dos dados ocorreu a partir de análise de conteúdo. Como resultado, constata-se que a motivação para a internacionalização é sustentada na necessidade de reduzir a dependência do mercado doméstico, habilidade para modificar produtos para o mercado internacional, oportunidade de lucro e crescimento no mercado internacional, interesse gerencial em relação às atividades internacionais.

Palavras-chave


Internacionalização de Empresas, Motivação para a Internacionalização; Empresas de Software

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.721-25

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: