Os desafios do processo de expatriação no cenário sino-brasileiro: o caso da Weg S.A. na China

Autores

  • Janaina Mortari Schiavini UFSM
  • Flavia Luciane Scherer UFSM
  • Gilnei Luiz de Moura UFSM
  • Italo Fernando Minello UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.6222-47

Palavras-chave:

Internacionalização. Expatriação. WEG.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização e expatriação da WEG Equipamentos Elétricos S.A na China. O movimento recente de internacionalização de empresas brasileiras é caracterizado por casos de multinacionais como a WEG, que realiza Investimentos Diretos no Exterior buscando aumentar suas participações no mercado internacional e obter vantagem competitiva. O estudo possui caráter descritivo e natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, no qual os objetos de observação foram os processos de internacionalização e expatriação da WEG na China. Utilizaram-se inicialmente dados secundários, com objetivo de caracterizar a empresa, seu histórico de internacionalização e a decisão do modo de entrada na China. Posteriormente, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, cujos questionamentos buscaram entender como ocorreu o processo de expatriação dos colaboradores da WEG na missão chinesa. Os resultados da pesquisa mostram os desafios enfrentados pela empresa com a sua inserção no mercado asiático, os aspectos determinantes no processo de expatriação e sua relação com os modelos teóricos. Espera-se que este trabalho contribua para geração de conhecimento sobre a internacionalização de empresas brasileiras e a condução de suas expatriações, sendo estas temáticas que demandam por pesquisas conclusivas para maior esclarecimento dos modelos teóricos na realidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Mortari Schiavini, UFSM

Aluna do mestrado acadêmico no PPGA/UFSM com início em 2011, cuja linha de pesquisa refere-se à gestão de negócios internacionais. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2009).

Flavia Luciane Scherer, UFSM

Possui doutorado no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2007), cuja tese insere-se na temática de negócios internacionais. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, faz parte do corpo docente do mestrado em administração da UFSM.

Gilnei Luiz de Moura, UFSM

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil (2008), . É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, faz parte do corpo docente do mestrado em administração da UFSM.

Italo Fernando Minello, UFSM

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil (2010), . É professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, faz parte do corpo docente do mestrado em administração da UFSM.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Schiavini, J. M., Scherer, F. L., Moura, G. L. de, & Minello, I. F. (2012). Os desafios do processo de expatriação no cenário sino-brasileiro: o caso da Weg S.A. na China. Internext, 6(2), 22–47. https://doi.org/10.18568/1980-4865.6222-47

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)