Sinergias de organizações em redes: a simbiose do agente na firma

Autores

  • José Antonio Orellana Pino Universidad de Chile
  • Cristian Eugenio Orellana Pino Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.32250-266

Palavras-chave:

Redes, Firma, Simbiose, Agente, Portfolio.

Resumo

A divisão das tarefas, particularmente em situações que a requeiram, torna-se altamente eficiente quando a gestão enfoca as atividades em processos estratégicos de relacionamentos de redes. Ao observar o setor produtivo que orienta a estratégias para a formação de alianças e relacionamentos permanentes, as empresas junto a fornecedores e clientes enfocam as oportunidades em novos mercados. Criam-se, portanto novos empreendimentos que estimulam a expansão de parcerias e redes econômicas de relacionamentos para desenvolver atividades comuns. O fortalecimento destes laços não garante o empowerment dos membros da rede, e sim estimula a competitividade junto a uma colaboração construtiva dos shareholders (GRAY & WOOD 1991) e a participação nas decisões estratégicas. As distintas visões por parte dos membros fazem da rede um laço simbiótico participativo nas escolhas dos mercados alvos e, portanto, complementam o tipo de portfolio da firma na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Orellana Pino, Universidad de Chile

Universidad de Chile - Santiago de Chile, Chile

Cristian Eugenio Orellana Pino, Universidade Tiradentes

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, Pesquisador de Redes Sociais, Analises Organizacional, Cooperativismo.

Downloads

Publicado

2009-03-05

Como Citar

Pino, J. A. O., & Pino, C. E. O. (2009). Sinergias de organizações em redes: a simbiose do agente na firma. Internext, 3(2), 250–266. https://doi.org/10.18568/1980-4865.32250-266

Edição

Seção

Artigos