Efeito da Representação Feminina na Divulgação de Responsabilidade Social Corporativa: Análise Internacional do Setor Energético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v16i2.629

Palavras-chave:

Multinacionais, Setor de Energia Elétrica, Responsabilidade Social Corporativa, Ambientes institucionais, Diversidade de gênero

Resumo

Objetivo: Investigar o efeito da representação feminina na divulgação da responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais do setor energético.

Método: A amostra é composta por 62 multinacionais do setor energético sediadas em 25 países. A variável dependente é a divulgação socioambiental e a variáveis independentes utilizadas são: participação feminina no conselho de administração, lei ou código no país sobre diversidade de gênero e retorno sobre patrimônio líquido. A pesquisa analisou 3 anos: 2016 a 2018.

Principais resultados: Os resultados indicam que existe uma influência positiva da maior quantidade de mulheres presentes no conselho e apontam, ainda, que a presença delas pode formar uma “massa crítica”, na qual elas se sentem confortáveis para opinar e influenciar a tomada de decisão. Conclui-se que a diversidade de backgrounds entre homens e mulheres colabora para as empresas reportarem relatórios ambientais mais completos.

Relevância/originalidade: O estudo apresenta novas evidências acerca do efeito da diversidade feminina na sustentabilidade empresarial, analisando o setor energético em diferentes ambientes institucionais. Além disso, a pesquisa analisa os resultados à luz da Teoria Crítica das Massas, trazendo uma nova direção para os estudos sobre RSC.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados são analisados através da Teoria das Massas Críticas, uma teoria sociopolítica ainda pouco relacionada à sustentabilidade empresarial. Os resultados podem auxiliar os gestores na elaboração de suas estratégias corporativas, ressaltando o papel da diversidade de gênero nos conselhos.

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Biografia do Autor

Alan Bandeira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil).

Thicia Stela Lima Sampaio, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará e mestranda em Administração e Controladoria na Universidade Federal do Ceará.

Ana Júlia Batistella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Mestranda no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Santa Catarina, (Brasil). 

Wendy Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-Doutora na área de Empreendedorismo, Estratégia, Planeamento e Inovação em Negócios pela Universidade do Porto, (Portugal). Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCONT-UFRGS). 

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

Pinheiro, A. B., Sampaio, T. S. L., Batistella, A. J., & Carraro, W. W. H. (2021). Efeito da Representação Feminina na Divulgação de Responsabilidade Social Corporativa: Análise Internacional do Setor Energético. Internext, 16(2), 183–202. https://doi.org/10.18568/internext.v16i2.629

Edição

Seção

Artigos