Ambiente Legal dos Mercados de Destino das Redes de Franquias Brasileiras Internacionalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.13314-27

Palavras-chave:

Redes de franquias, Estratégia de internacionalização, Mercados emergentes, Ambiente institucional

Resumo

Motivada pela globalização, a internacionalização de redes de franquias brasileiras para países emergentes tem crescido nas últimas décadas. Essa internacionalização possibilitou oportunidades de expansão para as empresas desse segmento por meio de negócios em mercados externos. O objetivo deste artigo é identificar, no ambiente institucional dos países de destino das redes de franquias brasileiras, as características legais que forem determinantes em suas estratégias de internacionalização para esses mercados. O método utilizado foi o de estudo de caso múltiplo, com uma amostra de três redes de franquias brasileiras internacionalizadas. O resultado indicou que o ambiente legal apresenta relevância na internacionalização de redes de franquias. No entanto, o resultado indicou também a existência de outros fatores que geram segurança e confiança e motivaram a escolha de mercados emergentes. Assim, na escolha de um determinado país emergente de destino, as redes buscam garantias nas relações formais de mercado. No entanto, diante da fragilidade institucional dos mercados emergentes as redes buscam também garantias nas instituições informais.

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Biografia do Autor

Marcelo de Jesus Ferreira de Almeida, Universidade Paulista – UNIP.

Mestre em Administração (Estratégias e Operações em Redes) pela Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, (Brasil). Professor do Instituto de Ciências humanas da Universidade Paulista - UNIP. 

Andrea Giovani Lanfranchi, Universidade Paulista – UNIP.

Doutoranda em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão Internacional pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, (Brasil). Experiência em Pesquisa: Redes de Franquias e Negócios Internacionais. 

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista – UNIP.

Pós-Doutor em Negócios Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, (Brasil). Pesquisador Visitante da Florida International University – FIU, Flórida, (Estados Unidos). Professor Titular da Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, no Programa de Mestrado em Administração de Empresas. Experiência em Pesquisa: Redes de Franquias, Estratégia, Negócios Internacionais e Empreendedorismo. 

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Publicado

2018-09-01

Como Citar

de Almeida, M. de J. F., Lanfranchi, A. G., & Melo, P. L. de R. (2018). Ambiente Legal dos Mercados de Destino das Redes de Franquias Brasileiras Internacionalizadas. Internext, 13(3), 14–27. https://doi.org/10.18568/1980-4865.13314-27

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