Características de Empreendedorismo Internacional no Processo de Internacionalização: Um Estudo de Caso na Empresa Menendez & Amerino

Autores

  • Itiel Moraes Silva
  • Ana Carla Cavalcante Chagas
  • Samara Vieira Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.72107-136

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Internacionalização. Estratégia

Resumo

A presente pesquisa objetiva identificar as características do empreendedorismo internacional envolvidas na internacionalização da Menendez Amerino, uma empresa de origem cubana que atua no segmento de charutos e cigarrilhas. O referencial teórico analisa, inicialmente, os conceitos e a evolução da internacionalização trazendo como norteador teórico as principais teorias da internacionlização e posteriormente se defini os conceitos de empreendedorismo internacional. Apresentam-se também os fatores de intersecção entre os conceitos - chave das teorias de internacionalização e do empreendedorismo Internacional. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a gerência da Menendez Amerino, empregou-se na análise do conteúdo o software Atlas ti. Utilizando uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso. As análises realizadas deixaram perceptíveis que os relacionamentos que a gerência possuía, foi fundamental na internacionalização. Identifica-se ainda que fatores como a localização, clima, entre outros impulsionaram a empresa no momento de internacionalizar-se , percebe-se também que a empresa foi instalada em São Gonçalo visando fatores estratégicos como salário, matéria-prima e a tradição que a Bahia tem em outros mercados, sendo considerada com uma região fumageira. Finalmente espera-se que, a identificação dessas características possam nortear as ações de empresas que almejam, de maneira mais expressiva, o mercado externo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-10-30

Como Citar

Silva, I. M., Chagas, A. C. C., & Siqueira, S. V. (2012). Características de Empreendedorismo Internacional no Processo de Internacionalização: Um Estudo de Caso na Empresa Menendez & Amerino. Internext, 7(2), 107–136. https://doi.org/10.18568/1980-4865.72107-136

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)