A Trajetória Competitiva E A Internacionalização Da Empresa Perdigão

Autores

  • Vanderlei José Sereia Universidade Estadual de Londrina
  • Marcia Regina Gabardo da Camara Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.62138-164

Palavras-chave:

Carnes, Exportações, Perdigão, Brasil Foods, Alimentos Processados

Resumo

A economia mundial vem exigindo novas configurações de empresas globais para sustentação de suas posições de resultados e na remuneração de seus ativos. A empresa Perdigão procurou direcionar os seus esforços conforme orientação do mercado e responder aos novos estímulos com a adequação de sua estrutura à grande competitividade dos mercados internacional. O objetivo deste trabalho é analisar o processo evolucionário da empresa Perdigão S/A e a formação da Brasil Foods, resultado da fusão com a Sadia S/A, a trajetória da empresa, inserida em um cenário competitivo caracterizado por obstáculos de entrada no mercado internacional, protegido por barreiras tarifárias e sanitárias. As ações da empresa resultaram na ampliação do faturamento e abertura de novos mercados no exterior. A marca, a criação de novos produtos, a eficiência operacional e agressividade comercial foram responsáveis para ampliarem as vendas e as receitas líquidas no período 2004 a 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei José Sereia, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Administração, e professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina.

Marcia Regina Gabardo da Camara, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Economia, professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE/UEL.

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor, Mestre e Graduado em Administração, professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UEL.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Sereia, V. J., Camara, M. R. G. da, & Vieira, S. F. A. (2012). A Trajetória Competitiva E A Internacionalização Da Empresa Perdigão. Internext, 6(2), 138–164. https://doi.org/10.18568/1980-4865.62138-164

Edição

Seção

Artigos