EVIDÊNCIAS COMPARATIVAS EM EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NO FRANCHISING

Autores

  • Rogério Stival Morgado USP
  • Afonso Fleury Poli-USP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.6184-98

Palavras-chave:

Gestão Internacional, Franchising, Transferência de Conhecimento

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em comparar a transferência de conhecimento no franchising em empresas brasileiras e estrangeiras atuantes no Brasil. O franchising tem-se demonstrado um fenômeno importante em vários países, evidenciando considerável crescimento em âmbito global. Ele se caracteriza como um novo tipo de organização empresarial, tornando-se, recentemente, alvo de diversas pesquisas acadêmicas, pois oferece amplo campo de análise. Contudo, nota-se que a temática ainda sofre com limitações quanto a referências bibliográficas e estudos empíricos. Além disso, constata-se a existência de uma lacuna acerca de estudos que focam na realidade de países que não pertencem ao mainstream e de estudos comparados. Para o alcance do objetivo proposto, adotou-se a abordagem qualitativa através da aplicação de entrevistas em profundidade. Os resultados apontam que as empresas brasileiras pertencentes ao setor de franquias orientam sua transferência de conhecimento em processos baseados em conhecimento tácito, utilizando menor número de mecanismos de transferência nesses processos. Já as empresas estrangeiras, por sua vez, apoiam-se em processos formais e mecanismos de suporte ao processo de transferência como reuniões periódicas, treinamentos e recursos tecnológicos, repercutindo em maior grau de controle sobre o processo de transferência de conhecimento para suas unidades franqueadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Stival Morgado, USP

Eu sou doutorando e Mestre pela USP, com especialização em Administração e Marketing e Graduado em Comunicação Social pela ECA-USP. Atuei em empresas multinacionais e brasileiras em países da América Latina e Europa em indústrias e empresas do setor de serviços como editoras, jornais, consultorias e agências de publicidade. Atualmente atuo como Professor Universitário, Consultor e Pesquisador.

Afonso Fleury, Poli-USP

Professor Titular Poli-USP

Downloads

Publicado

2012-01-30

Como Citar

Morgado, R. S., & Fleury, A. (2012). EVIDÊNCIAS COMPARATIVAS EM EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NO FRANCHISING. Internext, 6(1), 84–98. https://doi.org/10.18568/1980-4865.6184-98

Edição

Seção

Artigos