O PAPEL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Fernanda Ferreira Ribeiro Universidade de São Paulo
  • Priscila Rezende da Costa Universidade de São Paulo
  • Aline Figlioli Universidade de São Paulo
  • Cely Ades Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.52140-166

Palavras-chave:

Inovação, Internacionalização, Empresas Brasileiras de Médio Porte

Resumo

O artigo se propôs a analisar o papel da inovação na internacionalização das empresas brasileiras de médio porte que atuam no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e como método utilizou-se o estudo de múltiplos casos, no qual foram pesquisadas em profundidade a Light Infocon e a Dígitro. Os principais resultados da pesquisa revelaram empresas com trajetórias de internacionalização diferentes, mas cujas atividades de inovação possuem papel essencial para a entrada e atuação no mercado externo. Os resultados mostraram também a importância de atividades inovadoras cooperativas por meio de alianças com universidades, institutos de pesquisa e outras empresas, além do apoio do governo, por meio de financiamento. Uma contribuição adicional do trabalho foi a análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras inovadoras de médio porte de setores de alto conteúdo tecnológico, uma vez que a maior parte dos estudos sobre internacionalização no Brasil foca grandes empresas industriais já estabelecidas há décadas no mercado nacional e de setores de baixa intensidade tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Ribeiro, Universidade de São Paulo

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Dep. de Administração) e doutoranda da Universidade de São Paulo (Dep. de Administração)

Priscila Rezende da Costa, Universidade de São Paulo

Professora da UNI-NOVE (Dep. de Administração) e doutoranda da Universidade de São Paulo (Dep. de Administração)

Aline Figlioli, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Universidade de São Paulo (Dep. de Administração)

Cely Ades, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Dep. de Administração) e doutoranda da Universidade de São Paulo (Dep. de Administração)

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Ribeiro, F. F., Rezende da Costa, P., Figlioli, A., & Ades, C. (2011). O PAPEL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Internext, 5(2), 140–166. https://doi.org/10.18568/1980-4865.52140-166

Edição

Seção

Artigos