Internacionalização de marcas de luxo brasileiras: um estudo de caso da joalheria H. Stern.

Autores

  • José Coelho de Andrade Albino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Felipe Jurdi Guimarães PUC-MG
  • Adalberto Ribeiro de Oliveira PUC-MG
  • Bernardo Freitas de Almeida PUC-MG
  • Bruna Mota Machado Gomes PUC-MG
  • Luiza Tanajura Sepúlveda PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.41100-129

Palavras-chave:

Branding, Marca de Luxo, Internacionalização, Joalheria, Estratégia

Resumo

Este estudo analisa os desafios que envolvem a gestão de marcas globais que atuam no campo do luxo, principalmente aquelas com origem em países do terceiro mundo como o Brasil. Para a realização da pesquisa, adotou-se como estratégia metodológica o estudo de caso único, tendo-se como objeto empírico a joalheria H. Stern. O estudo se baseia em pesquisas bibliográficas; entrevistas em profundidade com os dirigentes da empresa; visitas técnicas à sua sede e principais lojas, pesquisa documental e análise de discurso das campanhas nacionais e internacionais da marca e dos seus principais concorrentes. Concluiu-se, ao final da pesquisa, que a empresa seguiu os pressupostos da Escola de Uppsala ao promover sua internacionalização, assim como se encontra em fase de transição entre a primeira e segunda corrente do branding, conforme classificação proposta por Schultz, Antorini e Csaba (2005). Já com relação ao modelo de gestão de marcas de luxo desenvolvido por Beverland (2004), pode-se afirmar que a H. Stern gerencia, de forma consistente e integrada, sua marca em contexto global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Coelho de Andrade Albino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

possui graduação pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1987) , especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e mestrado pela (2007) . Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Consultor Autônomo da Mutari Indústria de Cosméticos. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Simbolismo.

Felipe Jurdi Guimarães, PUC-MG

Publicitário

Adalberto Ribeiro de Oliveira, PUC-MG

Publicitário

Bernardo Freitas de Almeida, PUC-MG

Publicitário

Bruna Mota Machado Gomes, PUC-MG

Publicitária

Luiza Tanajura Sepúlveda, PUC-MG

Publicitária

Downloads

Publicado

2009-03-11

Como Citar

Albino, J. C. de A., Guimarães, F. J., Oliveira, A. R. de, Almeida, B. F. de, Gomes, B. M. M., & Sepúlveda, L. T. (2009). Internacionalização de marcas de luxo brasileiras: um estudo de caso da joalheria H. Stern. Internext, 4(1), 100–129. https://doi.org/10.18568/1980-4865.41100-129

Edição

Seção

Artigos