Uso de redes no decorrer do processo de internacionalização: Estudo longitudinal no setor de software

Autores

  • Sylvia Therezinha de Almeida Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil
  • Angela da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.12162-75

Palavras-chave:

Redes, Capital Social, Internacionalização, Relacionamentos

Resumo

Este estudo, a partir de perspectiva longitudinal e por meio de descrição densa, busca obter entendimento de como empresas brasileiras de software acessam as redes de parceiros internacionais e as utilizam ao longo do tempo em seu processo de internacionalização. Foram analisados quatro relacionamentos em díade entre empresas brasileiras de software e empresas internacionais, atuantes em vários países. A coleta de dados considerou tanto fontes primárias quanto secundárias, permitindo a triangulação. O uso de entrevistas com mais de um dirigente da empresa ao longo de vários anos também serviu ao propósito de triangulação. A análise de dados seguiu o protocolo recomendado para estudos de caso: descrição, codificação teórica e identificação de padrões e contrastes, incluindo comparação com a teoria e entre casos. É feita uma descrição e categorização dos processos identificados. A análise longitudinal dos relacionamentos estudados mostra uma sequência de etapas que caracterizam sua evolução. Foram identificados dois processos de evolução dos relacionamentos nas redes: entre empresas menores com multinacionais e entre empresas de porte similar. O estudo traz contribuições relevantes ao entendimento de como se iniciam e evoluem redes de relacionamento internacionais ao longo do tempo, em particular no que se refere ao papel das relações pessoais.

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Biografia do Autor

Sylvia Therezinha de Almeida Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil

Professora de Estratégia e Marketing na PUC-Rio. Experiência na área de Tecnologia da Informação por 27 anos, atuando como gerente e executiva de conta em empresas multinacionais. Mestre e doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Principais temas de interesse de pesquisa: Empreendedorismo, Empreendedorismo Internacional, Capital Social.
E-mail: sylvia.tamoraes@gmail.com

Angela da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil

Professor de Estratégia na PUC-Rio. PhD em Engenharia Industrial, Mestre em Administração e Bacharel em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio. Foi diretor científico e presidente da Anpad. Foi diretor de diversas empresas na área de tecnologia e marketing, com ampla experiência empresarial no Brasil e no exterior. Tem ampla produção científica, com artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Interesses de pesquisa: Estratégias competitivas e colaborativas, Desempenho empresarial e Internacionalização da firma.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, IAG/PUC/Rio, Rio de Janeiro/RJ Brasil

Professor de Estratégia na PUC-Rio. PhD em Engenharia Industrial, Mestre em Administração e Bacharel em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio. Foi diretor científico e presidente da Anpad. Foi diretor de diversas empresas na área de tecnologia e marketing, com ampla experiência empresarial no Brasil e no exterior. Tem ampla produção científica, com artigos científicos, livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Interesses de pesquisa: Estratégias competitivas e colaborativas, Desempenho empresarial e Internacionalização da firma.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Moraes, S. T. de A., da Rocha, A., & Ferreira da Silva, J. (2017). Uso de redes no decorrer do processo de internacionalização: Estudo longitudinal no setor de software. Internext, 12(1), 76–90. https://doi.org/10.18568/1980-4865.12162-75

Edição

Seção

Artigos