A indústria brasileira de propaganda está aproveitando as possibilidades de exportação de serviços surgidas com a intensificação do offshoring?: um estudo exploratório

Autores

  • Ilan Avrichir ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.111-18

Palavras-chave:

Indústria Brasileira, Propaganda, Offshoring, Brazilian industry, Advertising

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia de comunicação e informática e a redução das barreiras comerciais por muito países está criando um grande mercado de comercialização internacional de serviços (offshoring). O Brasil oferece várias das condições normalmente apontadas com necessárias para se beneficiar das possibilidades colocadas por esta tendência, como boa infra-estrutura de telecomunicações e mão-de-obra qualificada a custos significativamente menores que a dos países desenvolvidos. O artigo resume uma pesquisa exploratória realizada através, principalmente, de entrevistas junto a publicitários de prestígio, que buscou verificar se as agências de propaganda que operam no Brasil estão aproveitando está oportunidade de negócios. Os resultados apontaram que a exportação de serviços de propaganda no Brasil ainda são incipientes e concentrados em países da América Latina. Entre as dificuldades apontadas pelos entrevistados que podem explicar esta situação estão o baixo conhecimento de outras culturas e a existência de um mercado interno amplo.

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Biografia do Autor

Ilan Avrichir, ESPM

Doutor em Administração pela FGV-SP. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor do IBMEC-SP.

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Publicado

2008-01-11

Como Citar

Avrichir, I. (2008). A indústria brasileira de propaganda está aproveitando as possibilidades de exportação de serviços surgidas com a intensificação do offshoring?: um estudo exploratório. Internext, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.18568/1980-4865.111-18

Edição

Seção

Artigos