O USO DE NETWORKS NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: APLICAÇÃO A PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Barbara Pagliari Levy, Mariana Cantidio Mota, Marta Barreto Wermelinger

Resumo


Há uma tendência na economia de se valorizar as empresas grandes e dizer que elas contribuem para a força econômica de um país. Entretanto, alguns teóricos como Coviello e Munro (1995, 1997), Ghemawat e Ghadar (2000) e Cruz-Carreon (2007) ressaltam que está havendo um aumento na visibilidade e na importância dada às pequenas e médias empresas (PMEs) ao final do século XX e início do século XXI. Alguns autores argumentam, inclusive, que o crescimento das PMEs é reconhecido como fator crucial para o desenvolvimento econômico de uma nação e o aumento do seu volume de exportações. Dada a importância que vêm assumindo as PMEs na economia mundial e nos países da América Latina e as pressões para uma competição global, este trabalho tem como objetivo analisar o uso de networks no processo de internacionalização de PMEs, cujos recursos gerenciais e financeiros são limitados. Para tanto, este estudo realiza uma abordagem teórica da teoria de networks, analisando os cenários de aplicação, as motivações para a utilização desta estratégia, suas vantagens e desvantagens. Foram consolidadas as informações de casos publicados de PMEs latino-americanas que utilizaram networks para a entrada em mercados internacionais. Foram encontrados indícios neste estudo de que o desenvolvimento de networks é um recurso utilizado na internacionalização de PMEs e que este pode gerar vantagens e desvantagens para as empresas envolvidas. Observa-se ainda a relevância do papel dos gestores nas decisões de expansão internacional e na formação de networks. Por fim, conclui-se que este recurso vem demonstrando ser cada vez mais valioso para as PMEs, em especial, em países em desenvolvimento como é o caso dos países na América Latina.

Palavras-chave


internacionalização; networks; pequenas e médias empresas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.5150-83

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: