Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil

Chaline Gasperini, Valesca Persch Reichelt

Resumo


Neste artigo pretende-se fazer uma análise do mercado de luxo e das empresas de jóias brasileiras. O objetivo geral é analisar a atratividade do mercado externo para a internacionalização de marcas de luxo, dando ênfase para as empresas joalheiras do Brasil. Primeiramente apresenta-se o panorama nacional do mercado de luxo e de jóias brasileiras. Em seguida, abordam-se os possíveis objetivos, riscos e oportunidades que as empresas joalheiras internacionalizadas enfrentam no processo de expansão para o exterior e suas dificuldades no mercado externo. Por fim, apresentam-se algumas formas de internacionalização, particularizando o caso de internacionalização das empresas brasileiras H Stern e Talento Jóias. A metodologia utilizada no artigo é a exploratória, através de análise documental e entrevista em profundidade. Como fundamentação teórica para o artigo, foram estudados os temas luxo, exportações, internacionalização de empresas e mercado global. Os principais autores pesquisados foram: Allérès (2006), Almeida (2007), Czinkota (2001), Grande (2007), Lipovetsky e Roux (2005). Dentre as conclusões obtidas, destaca-se que as joalherias brasileiras têm uma grande vantagem perante as de outros países por poder desfrutar e utilizar os recursos da natureza brasileira, como suas preciosas pedras e gemas, por isso, torna-se mais interessante e viável inovar e conquistar o mercado externo. Além disso, a atratividade do mercado de jóias faz com que muitos empreendedores procurem abrir negócios nesse ramo e posteriormente internacionalizar-se, como é o caso da empresa H Stern.

Palavras-chave


Luxury market;Brazilian Jewerly companies;Company internationalization;External Market.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.4283-100

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: