Estratégias de internacionalização e posicionamento de marcas e produtos sul: mineiros no mercado internacional

Nilton dos Santos Portugal, Ricardo de Souza Sette, Lúcio Garcia Caldeira, Pedro dos Santos Portugal Júnior

Resumo


A região do Sul de Minas possui importantes pólos de crescimento industrial, com segmentos de bens de consumo intermediários como alumínio, eletrônicos, vestuários, calçados, produtos alimentícios e um moderno parque industrial de autopeças para a indústria automobilística. Destacam-se ainda a força do comércio e o agronegócio. Com uma média de US$ 2 bilhões mensais, as exportações mineiras em 2008 cresceram acima da média nacional, o estado é o segundo maior exportador do país e a região sul a sua terceira maior força (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, jan 2009). Nesse sentido, o estudo justifica-se pelo fato de que é importante conhecer as estratégias utilizadas por empresas de sucesso que atuam no mercado internacional, podendo servir como fonte de pesquisa e parâmetro para outras que possuem potencial para tal atuação contribuindo para o desenvolvimento da região e crescimento econômico do país. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre estratégias de internacionalização e posicionamento de valor, finalizando com um estudo de casos múltiplos em duas empresas de grande porte, da região Sul Mineira, exportadoras de produtos acabados, suas estratégias para as exportações, posicionamento de seus produtos e marcas no comércio internacional e os fatores condicionantes desta internacionalização, bem como seus reflexos no desenvolvimento dessas organizações.

Palavras-chave


Estratégias;Posicionamento;Internacionalização;Strategies;Positioning;Internationalization

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.4248-67

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: