Internacionalização de empresas de infra-estrutura

Autores

  • Frederico Araujo Turolla ESPM
  • André Ricardo Noborikawa Paiva Pezco Pesquisa & Consultoria
  • Érika Roberta Monteiro Pezco Pesquisa & Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.4140-59

Palavras-chave:

Negócios Internacionais, Internacionalização, Organização Industrial, Infra-estrutura.

Resumo

A decisão de internacionalização das firmas de infra-estrutura não é trivial. Ao contrário da maioria dos setores, o investimento requer grades volumes de capital, há significativos custos de transação e também envolve questões conjunturais e institucionais, específicas a cada país de destino. Não obstante os elevados riscos, vários grupos econômicos da área de infra-estrutura têm buscado novos mercados para investimento e têm ampliado a parcela das receitas que são obtidas fora dos mercados de origem. O estudo proposto neste artigo constitui refinamento da teoria estabelecida de Negócios Internacionais, com auxílio da Teoria de Organização Industrial sobre a Economia da Infra-Estrutura. A metodologia é teórico-empírica, pois parte de duas teorias estabelecidas. As hipóteses testadas relacionam o Grau de Internacionalização (GI) a um conjunto de determinantes da internacionalização. As conclusões apontam que, à exceção da economia de densidade e da economia de escala, as quais não se mostraram relevantes para explicar a internacionalização de empresas, todas as demais variáveis apontaram para o resultado esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Araujo Turolla, ESPM

Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Mestre em Economia de Empresas pela mesma instituição (1999). Possui intercâmbio em International Economics and Finance pela Brandeis University (1997). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994). É membro fundador do capítulo Latino Americano do Academy of International Business. Atualmente é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Internacional (NEGI). Também leciona cursos de pós-graduação e MBA na Escola de Economia da FGV. Pesquisa o tema: análise econômica dos investimentos diretos internacionais em infra-estrutura com ênfase na comparação econométrica de modelos (horse race) e análise de dados quantitativos.

André Ricardo Noborikawa Paiva, Pezco Pesquisa & Consultoria

Estudante do último ano do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP). Atualmente é analista da Pezco Pesquisa e Consultoria

Érika Roberta Monteiro, Pezco Pesquisa & Consultoria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Atualmente é Consultora do Pezco Pesquisa & Consultoria.

Downloads

Publicado

2009-03-11

Como Citar

Turolla, F. A., Paiva, A. R. N., & Monteiro, Érika R. (2009). Internacionalização de empresas de infra-estrutura. Internext, 4(1), 40–59. https://doi.org/10.18568/1980-4865.4140-59

Edição

Seção

Artigos