A internacionalização como estratégia para o incremento da competitividade da cadeia vinícola gaúcha

Sinval Oliveira Souza

Resumo


Esse artigo analisa a complexidade do ambiente competitivo do setor vinícola brasileiro, com foco em empresas gaúchas, através da ótica da cadeia de valor, relatando os principais desafios que se apresentam em relação a concorrência internacional. Apresenta ainda um estudo de caso realizado com dois grandes players e suas estratégias de internacionalização. Por fim avalia as limitações que impedem a competitividade no mercado global, levantando alguns aspectos que devem ser considerados pelas empresas nacionais para buscar ampliar sua participação em mercados globais.

Palavras-chave


Estratégias de Internacionalização; Cadeias Produtivas; Processos de Internacionalização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.411-19

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext



INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório:


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia