Crédito Agrícola no Brasil: uma perspectiva institucional sobre a evolução dos contratos

Autores

  • Luciana Florêncio de Almeida ESPM
  • Décio Zylbersztajn USP

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.32267-287

Palavras-chave:

Instituições, Contratos, Crédito Agrícola.

Resumo

Visto que as transações ocorrem inseridas em um ambiente institucional com custo de transação positivo, esse sistema de regras e normas determina a forma como os agentes realizam suas trocas e como os direitos de propriedade são alocados. O entendimento das regras do jogo permite compreender as estratégias dos agentes em adotar arranjos específicos para a realização das transações, como mecanismos redutores de incerteza. Este artigo buscou localizar falhas institucionais no sistema de crédito brasileiro investigando a evolução das instituições e as principais mudanças ocorridas no sistema. Verificou-se que, desde a criação do Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), avanços institucionais foram realizados, entretanto, há problemas que geram fricções entre os agentes aumentando os custos da transação. O estudo permitiu evidenciar ainda que houve uma evolução nas formas contratuais como resposta a três desafios centrais: i) a retirada gradual do recurso controlado pelo governo; ii) a conseqüente entrada de empresas privadas no mercado de credito por meio do trade credit e iii) a necessidade de adaptar o contrato de crédito às incertezas do ambiente. Entretanto, os contratos permanecem incompletos e os aspectos dessa incomplitude que afetam as estratégias dos credores consistem na assimetria informacional entre os agentes e nas sucessivas renegociações do passivo agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Florêncio de Almeida, ESPM

Administradora pela ESPM e doutora em Administração pela FEA-USP. Desde 2003, leciona na graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em cursos de pós graduação, com enfoque em gestão de negócios e marketing. Assumiu posições executivas em Gestão de Marketing e Gestão Estratégica e atualmente é sócia-proprietária da consultoria Almeida Associados.

Décio Zylbersztajn, USP

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Economia - North Carolina State University (1981), mestrado em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Economia - North Carolina State University (1984). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, - . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: agribusiness, new institutional economics, custos de transação, cooperativismo e agroindustria.

Downloads

Publicado

2009-03-05

Como Citar

Almeida, L. F. de, & Zylbersztajn, D. (2009). Crédito Agrícola no Brasil: uma perspectiva institucional sobre a evolução dos contratos. Internext, 3(2), 267–287. https://doi.org/10.18568/1980-4865.32267-287

Edição

Seção

Artigos