Fatores Relacionados a Internacionalização das Redes de Franquias Brasileiras: Dispersão Geográfica e Pertencimento a Grupos

Vanessa Pilla Bretas, Jefferson Ricardo Galetti, Thelma Valéria Rocha

Resumo


Este artigo investiga os fatores que explicam o baixo índice de internacionalização das redes de franquias brasileiras. O objetivo é identificar se por um lado os recursos da empresa, como experiência de monitoramento, dispersão geográfica no mercado doméstico e reputação, e, por outro, aspectos institucionais, como pertencimento a grupos empresariais, influenciam a probabilidade das redes de franquias brasileiras se internacionalizarem. Utilizando dados secundários disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), são investigados as relações entre quatro aspectos influenciadores e as chances de internacionalização por meio de uma regressão logística para uma base de 420 redes de franquias brasileiras, sendo 49 dessas internacionalizadas e 371 não internacionalizadas. Os resultados confirmaram as hipóteses relacionadas à dispersão geográfica nacional, franqueadores com maior dispersão geográfica no mercado doméstico estão mais propensos a se internacionalizarem, e pertencimento a grupos, franqueadores que pertencem a grupos estão mais propensos a se internacionalizarem. Como contribuição, este estudo inova ao comprovar quantitativamente que a dispersão geográfica nacional, e pertencer a grupos são fatores que determinam a internacionalização de redes  franquia de mercados emergentes, como o Brasil.


Palavras-chave


Franchising Internacional; Franquias; Internacionalização; Dispersão Geográfica

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/internext.v14i1.495

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