Estudo de Caso do Impacto de Ações Coletivas no Centro Musical Stop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/internext.v14i2.476

Palavras-chave:

Redes, Modelo ARA, Cooperação, Ações coletivas, Músicos

Resumo

O Centro Musical Stop tornou-se em três décadas a maior comunidade de músicos em Portugal, um fenómeno que tem vindo a ser estudado a nível nacional. No entanto, apesar do cluster que se formou neste espaço, não têm existido ações visíveis para promover o Stop e potencializar o crescimento dos músicos ali instalados.

Torna-se, assim, relevante analisar este fenómeno ao nível das relações de cooperação existentes e da possibilidade de criação de ações coletivas com impacto positivo em clusters criativos não organizados. Para isso, recorreu-se à teoria das redes industriais e relações de cooperação, que têm sido objeto de estudo pelo Industrial Marketing and Purchasing Group.

Este estudo de caso é uma investigação descritiva, que analisa os grupos: bandas e músicos; estúdios de produção; locais de atuação; e outros atores relevantes. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas numa amostra representativa da realidade em apreço.

Nas conclusões são sugeridas ações coletivas para o crescimento e promoção do Stop como centro musical e de redes criativas semelhantes, com base no trabalho desenvolvido.

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Biografia do Autor

Jéssica Novo, Universidade Católica Portuguesa

Mestre pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, (Portugal).

Susana Costa e Silva, Universidade Católica Portuguesa

Doutora em Marketing e Negócio Internacional pela University College Dublin - UCD,  Irlanda. Professora na Universidade Católica Portuguesa, Portugal. 

Vitor Verdelho, Universidade do Porto

Licenciado pela Universidade do Porto, (Portugal).

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Publicado

2019-03-26

Como Citar

Novo, J., Silva, S. C. e, & Verdelho, V. (2019). Estudo de Caso do Impacto de Ações Coletivas no Centro Musical Stop. Internext, 14(2), 175–189. https://doi.org/10.18568/internext.v14i2.476

Edição

Seção

Artigos