Estratégias de internacionalização: estudo de caso do setor calçadista

Eveline Carvalho, Regina Lúcia Carvalho

Resumo


O presente estudo mostra os impactos da globalização e sua interferência nas estratégias de internacionalização e competitividade do setor calçadista. Apresenta como estudo de caso empresas calçadistas situadas no estado do Ceará, o processo de internacionalização e as estratégias utilizadas para promovê-lo. O estudo se baseia em pesquisa bibliográfica bem como dados estatísticos. Analisa a globalização e as dificuldades de gestão com que as empresas se deparam diante desse cenário, a importância da cooperação entre empresas, os incentivos fiscais e financeiros concedidos pelo governo e apresenta a mudança estrutural que o setor vem causando na balança comercial do estado tradicionalmente agrícola. Conclui que a utilização de incentivos fiscais para a atração de empresas de calçados do sul e sudeste do país tem sido muito produtiva para o estado principalmente por ter dado ao setor uma projeção internacional.

Palavras-chave


Estratégias de Internacionalização; Incentivos Fiscais; Exportações; Setor Calçadista; Internationalization Strategies; Tax incentives; Exports; Shoe sector

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.11260-282

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: