Ambiente Legal dos Mercados de Destino das Redes de Franquias Brasileiras Internacionalizadas

Marcelo de Jesus Ferreira de Almeida, Andrea Giovani Lanfranchi, Pedro Lucas de Resende Melo

Resumo


Motivada pela globalização, a internacionalização de redes de franquias brasileiras para países emergentes tem crescido nas últimas décadas. Essa internacionalização possibilitou oportunidades de expansão para as empresas desse segmento por meio de negócios em mercados externos. O objetivo deste artigo é identificar, no ambiente institucional dos países de destino das redes de franquias brasileiras, as características legais que forem determinantes em suas estratégias de internacionalização para esses mercados. O método utilizado foi o de estudo de caso múltiplo, com uma amostra de três redes de franquias brasileiras internacionalizadas. O resultado indicou que o ambiente legal apresenta relevância na internacionalização de redes de franquias. No entanto, o resultado indicou também a existência de outros fatores que geram segurança e confiança e motivaram a escolha de mercados emergentes. Assim, na escolha de um determinado país emergente de destino, as redes buscam garantias nas relações formais de mercado. No entanto, diante da fragilidade institucional dos mercados emergentes as redes buscam também garantias nas instituições informais.


Palavras-chave


Redes de franquias; Estratégia de internacionalização; Mercados emergentes; Ambiente institucional

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DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.13314-27

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