Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida

Autores

  • Nelson Roberto Furquim Universidade Anhembi Morumbi
  • Dimária Silva Meireles Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11168-189

Palavras-chave:

evolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimento

Resumo

O Grupo Votorantim tem a sua evolução ao longo do século XX e início do século XXI marcada por fases bastante definidas de constituição, expansão, consolidação e internacionalização dos negócios. O presente trabalho objetiva fazer uma análise das diferentes fases do processo evolutivo do Grupo e a sua relação com abordagens feitas por estudiosos de Teorias da Firma e Modelos de Negócios, além de analisar o seu processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo do histórico do Grupo e das suas diferentes fases de evolução, desde a sua constituição, até os dias atuais. A análise do histórico mostra que o processo evolutivo do Grupo Votorantim é caracterizado por estratégias de crescimento e diversificação, inovação e uso de tecnologias, conforme abordagens apresentadas por Chandler e Penrose. O processo de internacionalização do Grupo Votorantim segue os preceitos pontuados por Hagedoorn e Dunning, envolvendo estratégias de expansão, diversificação e crescimento de mercado, que ocorrem além das fronteiras do mercado nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Roberto Furquim, Universidade Anhembi Morumbi

Coordenador dos cursos de Marketing e Superior de Tecnologia em Marketing, Graduação Tecnológica online em Marketing e de Processos Gerenciais. Professor do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando do Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT), da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-08-22

Como Citar

Furquim, N. R., & Meireles, D. S. (2012). Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida. Internext, 1(1), 168–189. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11168-189

Edição

Seção

Artigos