Influências da experiência internacional e da diversificação de negócios no grau de internacionalização das Multinacionais Brasileiras

Ivano Ribeiro, Fernando Antonio Ribeiro Serra, Geysler Rogis Flor Bertolini

Resumo


Este artigo posiciona-se na literatura sobre o processo de internacionalização de empresas multinacionais brasileiras. Como algumas empresas multinacionais se internacionalizam com maior velocidade e possuem melhor desempenho do que outras, neste estudo foram examinados os impactos de duas dimensões - o tempo de experiência internacional e a diversificação de negócios - no grau de internacionalização de multinacionais brasileiras. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados secundários do Índice de Transnacionalidade de Empresas Brasileiras da Fundação Dom Cabral (FDC), dados do Observatório de Multinacionais Brasileiras, abrigado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de informações da BM&FBovespa e dos domínios da internet das 43 empresas pesquisadas e de suas subsidiárias. Os resultados indicam que a diversificação de negócios da empresa está positivamente relacionada com o grau de internacionalização. A experiência internacional prévia não parece ser preditora do grau de internacionalização, o que pode se relacionar ao processo de internacionalização das multinacionais brasileiras ser um fenômeno relativamente recente.


Palavras-chave


Estratégia; Negócios Internacionais; Índice de Transnacionalidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.11336-48

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