O processo de internacionalização da Totvs: estudo de caso da aquisição da mexicana Sipros e as aderências às teorias à luz do modelo de Whitelock (2002)

Aldo José Brunhara

Resumo


O presente estudo busca identificar, à luz do modelo de Whitelock (2002), as aderências das teorias no processo de internacionalização da Totvs – maior empresa brasileira de software de gestão – com o estudo de caso da aquisição da mexicana Sipros. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa, realizada a partir do protocolo de estudo de caso (YIN, 2005) com o planejamento do questionário de entrevistas com questões abertas, realizadas com o diretor de negócios internacionais e o diretor geral da empresa no México. Os resultados da investigação demonstram que o modelo de Whitelock (2002) confirma que o processo de internacionalização da Totvs é aderente aos conceitos da Escola de Uppsala (JOHANSON; WIDERSHEIM-PAUL, 1975; CARLSON, 1975; JOHANSON; VAHLNE, 1977), com crescimento gradual das entradas em mercados com distância psíquica próxima ao mercado do país de origem, e a teoria do paradigma eclético – O-Ownership de Dunning (1980), que apesar da entrada no México seguir os modelos de experiências de internacionalização adquiridas anteriormente e de forma gradual, a aquisição ocorreu por interesses mercadológicos, buscou queimar etapas e entrar em mercados mais relevantes – o Marketing Seeking – para adquirir o know-how do mercado e a propriedade de produtos complementares ao portfólio da organização em estudo.

Palavras-chave


Teorias de Internacionalização; Modos de Entrada; Modelo de Whitelock.

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DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.8299-112

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