O Processo de Internacionalização e o Impacto nos Recursos da Firma: O Caso da Vinícola Casa Valduga

Autores

  • Aurora Carneiro Zen Escola de Administração / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.71123-148

Palavras-chave:

Internacionalização de Empresas, Estratégia de Internacionalização, Visão Baseada em Recursos, Setor Vitivinícola Brasileiro.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização e seu impacto nos recursos estratégicos da empresa. O caso analisado foi o da vinícola Casa Valduga, localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A proposição teórica desta pesquisa é de que o processo de internacionalização, além de influenciar no desenvolvimento de novos recursos estratégicos necessários para competir no mercado internacional, influencia também na estratégia realizada pela empresa no seu mercado doméstico. Os resultados da pesquisa confirmam esta proposição e indicam que a internacionalização da empresa também influenciou positivamente sua competitividade no mercado nacional. As evidências apontam que os recursos de capital humano e de capital organizacional foram os mais impactados pela internacionalização da empresa. Este trabalho, além de ampliar a base empírica sobre o processo de internacionalização de empresas brasileiras, traz uma contribuição teórica ao campo da estratégia de internacionalização, pois amplia a perspectiva deste processo considerando também o impacto da internacionalização na base de recursos da empresa para a obtenção de vantagens competitivas no mercado doméstico. As implicações práticas destes resultados é que gestores de empresas internacionalizadas ou em processo de internacionalização devem considerar explicitamente o impacto dos recursos criados neste processo também na sua estratégia de atuação no mercado doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Carneiro Zen, Escola de Administração / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

Zen, A. C. (2012). O Processo de Internacionalização e o Impacto nos Recursos da Firma: O Caso da Vinícola Casa Valduga. Internext, 7(1), 123–148. https://doi.org/10.18568/1980-4865.71123-148

Edição

Seção

Artigos