O marketing olfativo e o julgamento da qualidade do ambiente: um experimento em uma empresa de serviços de hospedagem

Autores

  • Laura Melo Miranda Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Davi Arruda Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.62165-187

Resumo

Este trabalho constitui em um experimento de aromatização de uma empresa com o aroma de lavanda. O objetivo foi analisar a relação entre o estímulo olfativo e a percepção dos indivíduos sobre a qualidade do ambiente após utilizar os serviços de hospedagem de uma empresa hoteleira. Estudos apontam que os estímulos olfativos provocam efeitos na percepção dos consumidores. Neste trabalho foi replicada a escala do julgamento da qualidade de Bellizze (1983). Foram realizadas análises estatísticas, descritivas e aplicadas com para testar a hipótese do experimento. Os resultados demonstraram que o estímulo olfativo impacta parcialmente a avaliação da qualidade do ambiente pelos consumidores.

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Biografia do Autor

Laura Melo Miranda, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Administração de Empresas, pesquisa em marketing e recursos estratégicos de desenvolvimento.

Davi Arruda Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Administração de Empresas

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Publicado

2012-06-29

Como Citar

Miranda, L. M., & Araújo, D. A. (2012). O marketing olfativo e o julgamento da qualidade do ambiente: um experimento em uma empresa de serviços de hospedagem. Internext, 6(2), 165–187. https://doi.org/10.18568/1980-4865.62165-187

Edição

Seção

Artigos