Estratégias de internacionalização e de inovação como diferenciais para a expansão de uma empresa multinacional

Nelson Roberto Furquim, Edmur Caniato Arantes

Resumo


O propósito deste estudo foi discutir como as estratégias de inovação e internacionalização adotadas por um grupo multinacional, direcionaram e impactaram o seu processo de crescimento corporativo. As contextualizações históricas e geográficas também permearam e influenciaram esse processo. Foram consideradas ainda nesse contexto, as estratégias adotadas para a inclusão da empresa no mercado brasileiro.
Para a condução do estudo, inicialmente foi contemplada uma fundamentação teórica relativa a aspectos de crescimento, inovação e internacionalização de empresas. No que tange a abordagem empírica deste estudo, foi considerada a atuação do Grupo Geberit no mercado de tecnologia sanitária, com o objetivo de analisar o impacto das várias estratégias adotadas pela empresa em seu processo de expansão.
A partir da análise do processo de evolução da empresa, foi observado que o crescimento da empresa se deu por meio de estratégias de diversificação (CHANDLER, 1990), valendo-se ainda de estratégias ofensivas de inovação (FREEMAN e SOETE, 1999). No tocante ao crescimento por meio de internacionalização, isto ocorreu após consolidação no mercado de origem (CHESNAIS, 1996), observando-se a complexidade organizacional interna necessária para adequação da empresa aos diferentes mercados (HAGEDOORN, 1994).

Palavras-chave


Internacionalização;Inovação;Expansão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.62116-137

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: