A decisão de internacionalizar

Autores

  • Nadia Wacila Hanania Vianna Universidade Paulista
  • Sheila Regina Almeida UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.621-21

Palavras-chave:

processo decisório, teorias de internacionalização, estratégias de internacionalização.

Resumo

Empresas brasileiras, pertencentes aos diferentes ramos de atividade econômica, vêm buscando intensamente o mercado externo, a partir de diferentes modos de entrada, desde o mais simples (exportação indireta) até o mais complexo (desenvolvimento de unidade produtiva). Em vista disso, o presente trabalho se propôs a responder às questões: de que forma têm sido tomadas essas importantes decisões estratégicas? São lastreadas em métodos descritos na teoria da decisão, ou estão calcadas apenas no sentimento e visão do empreendedor? Para tanto, tornou-se necessário conhecer os temas processo decisório e internacionalização. Primeiramente foram estudadas as teorias discutidas no meio acadêmico sobre o tema internacionalização e também as contribuições de pesquisadores quanto ao tema decisão. Em seguida, foi analisado o processo decisório de internacionalização de duas empresas brasileiras, pertencentes ao setor Metalurgia e Siderurgia, cujos produtos estão presentes em vários países. Pesquisar o processo decisório voltado para a área internacional pode redundar em um conjunto de subsídios úteis para a orientação de empresas interessadas nesse tipo específico de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Wacila Hanania Vianna, Universidade Paulista

Professora da FEA-USP (graduação e pós em Administração) no período 1978-2001, e de outras IES privadas. Atualmente é professora-orientadora de cursos MBA da FIPECAFI, e profa. do Mestrado em Administração da UNIP.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

Vianna, N. W. H., & Almeida, S. R. (2012). A decisão de internacionalizar. Internext, 6(2), 1–21. https://doi.org/10.18568/1980-4865.621-21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)