OS INCENTIVOS FINANCEIROS PARA A EXPORTAÇÃO: UM ESTUDO EM PMEs DE SANTA CATARINA
Izabel Regina de Souza, Dinorá Eliete Floriani, Gisele Silveira Coelho Lopes
Resumo
Nesta última década, a realidade econômica brasileira tem influenciado várias empresas a buscarem novos mercados devido à ampliação dos parâmetros de concorrência. Os programas de incentivos à exportação criados pelo governo são um exemplo disso, fortalecendo a relação dos recursos e da capacidade de desenvolvimento de estratégias de vendas e entrada em mercados estrangeiros. Assim, o uso de recursos financeiros de programas de incentivos à exportação, podem consistir em uma vantagem competitiva, visto os diferenciais relacionados aos custos dos produtos/serviços, influenciando positivamente a atividade exportadora. Preocupado em fomentar as exportações, o governo brasileiro criou linhas de incentivos financeiros que possam atender às necessidades das empresas brasileiras, como o Adiantamento de Contrato de Cambio (ACC), o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), o Programa de Exportação (Proex), entre outros. Deste modo, o objetivo deste trabalho é conhecer as reações do empresariado catarinense quanto ao uso dos incentivos financeiros para a exportação. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa exploratória e, quanto aos meios de investigação, foi a pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas, com base em um roteiro semiestruturado. Os resultados apontam que os motivos que levam essas empresas a ingressar no mercado internacional são: (i) abertura de novos mercados, (ii) novas oportunidades de negócios e (iii) ampliação do volume de exportação. Os incentivos financeiros mais utilizados pelas empresas são o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) e o Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE).
Palavras-chave
Incentivos financeiros. Exportação. PMEs. Internacionalização.Financial. Incentives for export. SMEs. Internationalization.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.6199-124
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