UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Cyntia Vilasboas Calixto, Yeda Swirski de Souza, Sílvio Luís de Vasconcellos, Ivan Lapuente Garrido

Resumo


O presente estudo visa analisar o conceito de aprendizagem nos estudos sobre internacionalização. Considerando-se que as relações entre aprendizagem e internacionalização tiveram origem na abordagem da Escola de Uppsala, esboçou-se a trajetória das principais publicações derivadas dessa Escola e dos modelos de processo de internacionalização por eles desenvolvidos a fim de compreender a evolução do conceito de aprendizagem segundo essa perspectiva. Ainda, tendo em vista a ampliação das relações entre os estudos acerca de aprendizagem e da internacionalização, este estudo analisa as conexões entre os estudos da aprendizagem organizacional e sua contribuição para a análise e desenvolvimento dos processos de internacionalização. A contribuição deste trabalho está na revisão crítica do entendimento sobre aprendizagem nos estudos de Uppsala e na indicação de uma operacionalização do conceito de aprendizagem à luz dos desenvolvimentos mais recentes desse conceito.

Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Escola de Uppsala; Escola Nórdica; Internacionalização

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.611-20

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia

INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório: