PANORAMA INTERNACIONAL DAS PUBLICAÇÕES EM INTERNATIONAL BUSINESS: LEVANTAMENTO ATRAVÉS DA BASE WEB OF SCIENCE

Aletéia de Moura Carpes, Aline Nadalin Velter, Flavia Luciane Scherer, Carolina Lütz

Resumo


A internacionalização é uma alternativa para o crescimento das empresas, permitindo sua exposição a padrões internacionais de produtos, tecnologias e métodos de gestão, gerando importantes retornos para as operações domésticas (STAL, 2010). A evolução das transações comerciais entre os países faz emergir uma série de assuntos a serem compreendidos, que buscam verificar o reflexo da atividade internacional no indivíduo, empresa e nação que vivenciam este contexto de globalização. O presente artigo foi desenvolvido na perspectiva de uma pesquisa bibliométrica, objetivando intensificar o conhecimento na área de estudo relacionada à International Business (Negócios Internacionais) e averiguar quais tópicos em administração estudados junto à esse tema estão sendo mais pesquisados e quais são mais relevantes (hot topics). A análise dos dados sustentou-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa. Em termos qualitativos foram analisados os assuntos tratados nas publicações pesquisadas, quanto ao conteúdo, palavras-chaves e relevância das temáticas. Quanto aos dados quantitativos procurou-se investigar as seguintes variáveis: total de publicações, os autores, áreas temáticas, tipos de documentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, agências de financiamento, idiomas, países e análise do número de vezes que cada publicação foi citada através do índices h-b e do índice m. De acordo com Hirsch (2005), o número total de artigos publicados mede a produtividade do autor, mas não mede a importância e/ou impacto de suas publicações. Já o impacto das publicações é medido pelo número de citações que cada uma recebe, podendo ser mensurado pelo h-index. O levantamento das publicações abrigadas na base Web of Science com o índice de citações ISI Citation Indexes no período de 1997 a 2010 (14 anos) resultou em 5.355 trabalhos relacionados a negócios internacionais, que estavam inseridos, principalmente, nas áreas de negócios (business) e gestão (management) e os trabalhos analisados apontaram a predominância de autores dos Estados Unidos (1.898 estudos), seguidos da Inglaterra (783 estudos) e Canadá (341 estudos) e, dentre as vinte universidades com mais trabalhos sobressaiu-se a Universidade de Harvard - Harvard University, com 63 publicações. Os hot-topics encontrados foram performance, importação; estratégia; desenvolvimento; relações internacionais; multinacionais; conhecimento; processo de internacionalização; joint ventures; inovação; países emergentes; crescimento, políticas, redes; finanças; cultura e modo de entrada.

Palavras-chave


Negócios Internacionais. Bibliometria. Hot Topics

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.52117-139

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Internext



INTERNEXT (e-ISSN: 1980-4865)

ESPM | Escola Superior de Propaganda e Marketing 

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.


Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Cep: 04018-010 - e-mail: internext@espm.br

Indexadores e Diretório:


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia