Multinacionais brasileiras e investimento externo direto: uma revisão da pesquisa nacional

Diego Gonzáles Chevarria

Resumo


Este artigo apresenta análise crítica da pesquisa nacional sobre o investimento direto externo efetuado por empresas brasileiras. Foi feito extenso levantamento da produção acadêmica em diversas publicações nacionais, bem como anais de congressos acadêmicos e acervos de teses e dissertações das principais universidades brasileiras. Apresenta-se também revisão acerca dos tópicos principais abordados na teoria e os dados estatísticos disponíveis. Observa-se que, apesar do avanço dos últimos anos, a pesquisa nacional sobre o tema encontra-se ainda incipiente e fragmentada. Constitui-se basicamente de estudos de caso único, adotando como suporte teórico a Escola Comportamentalista. Por fim, a última seção deste artigo apresenta uma proposta de agenda de pesquisa, apontando as principais questões que permanecem em aberto bem como oportunidades de estudos futuros.

Palavras-chave


Investimento externo direto; Empresas multinacionais; Negócios Iternacionais; Foreign direct investment; Multinational corporations; International Business

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DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.22247-274

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