A gestão de projetos como vantagem competitiva para internacionalização de empresas brasileiras

Andre Luiz Spinelli Schelini, Cristina Dai Pra Martens, Marcos Roberto Piscopo, Marcos Paixão Garcez

Resumo


Este estudo concentra-se em três eixos teóricos: gestão de projetos (GP), internacionalização de empresas e visão baseada em recursos (RBV). Teve como objetivo analisar se, e de que forma, a maturidade em GP contribui para estratégia de atuação internacional de empresas brasileiras sob a perspectiva da RBV. Adotou-se estudo de múltiplos casos, de abordagem exploratória-descritiva, com análise intercaso e intracaso, em três empresas brasileiras. Como resultado inédito, o estudo identificou que cinco características da gestão madura de projetos: sustentabilidade do projeto, envolvimento dos stakeholders, definição de objetivos e estratégias, gerenciamento da mudança e gerenciamento de riscos, contribuem para a internacionalização das empresas pesquisadas, com implicação de vantagem competitiva sustentável, considerando a análise RBV-VRIO. A pesquisa apresenta contribuições para as empresas que estão ou pretendem iniciar sua internacionalização, de forma que obtenham melhores resultados utilizando a GP. Como uma limitação, aponta-se o número reduzido de casos investigados, o que pode também ser uma oportunidade para desenvolvimento de novos estudos.


Palavras-chave


Maturidade em Gestão de Projetos; Internacionalização de Empresas; Visão Baseada em Recursos (RBV); Empresas Brasileiras; Vantagem Competitiva Sustentável

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DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.1231-15

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