Implementação de um centro de serviços compartilhados de recursos humanos: Estratégia de uma multinacional brasileira em contexto de fusão

Autores

  • João Paulo Bittencourt Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP
  • Givanildo Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC

DOI:

https://doi.org/10.18568/1980-4865.11281-93

Palavras-chave:

Serviços Compartilhados de RH, Centro de Serviços Compartilhados, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Fusões e Aquisições

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi o de analisar o processo de implementação e gestão do Centro de Serviços Compartilhados de Recursos Humanos em uma multinacional brasileira em um contexto de fusões e aquisições. A empresa analisada foi aqui representada como empresa Alpha, uma das maiores empresas de alimentos do país, que nasceu de uma fusão entre as empresas Beta e Delta em 2008. Os CSCs podem constituir uma ferramenta de gestão estratégica de RH que permite um reposicionamento do papel da área, a fim de que seja mais estratégica em nível corporativo e mais rentável no nível operacional. A pesquisa foi baseada em um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa. Dentre os resultados, destaca-se o fato de que os serviços partilhados foram estratégicos ao suportar, padronizar e garantir a expansão da empresa. Os desafios encontrados foram associados ao desenvolvimento de uma cultura de serviços e a relação com usuários e a definição do escopo de atividades de RH. Os desdobramentos do processo de gestão englobam a adequação das diferenças salariais entre os funcionários, a limitação de plano de carreira e a necessidade de atração e retenção de talentos e a expansão internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Bittencourt, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.

Givanildo Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, SC

Doutorando em Administração pela Universidade Regional de Blumenau.

Referências

Alves-Mazzotti, A. J., & Gewandsznajder, F. (2001). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa (2a ed.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Arkin, A. (1999). [Return to Centre, People Management]. Recuperado em 03 Julho, 2012, de http://www.cipd.co.uk/ pm/peoplemanagement/b/weblog/archive/2013/01/29/4298a-1999-05.aspx

Armstrong, M. (2006). A handbook of human resource management practice (10a ed.). London: Kogan Page.

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3a ed.). Lisboa: Edições 70.

Belizon, M. J., Gunnigle, P., & Morley, M. Determinants of central control and subsidiary autonomy in HRM: the case of foreign‐owned multinational companies in Spain. Human Resource Management Journal, 23(3), 262-278.

Bergeron, B. (2003). Essentials of Shared Services. Hoboken (Estados Unidos): John Wiley & Sons.

Chizzotti, A. (2006). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes.

Cooke, F. L. (2006). Modeling an HR shared services center: Experience of an MNC in the United Kingdom. Human Resource Management, 45(2), 211-227.

Cunha, J. A. C. (2011). A gestão de pessoas em centros de serviços compartilhados no Brasil: um estudo sobre a percepção dos gestores e empregados operacionais. Tese de doutorado em administração, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.

Delery, J. E., & Doty, D. H. (1996). Modes of theorizing in strategic human resource management: Tests of universalistic, contingency, and configurational performance predictions. Academy of Management Journal, 39(4), 802-835.

Lengnick-Hall, M. L., Lengnick-Hall, C. A., Andrade, L. S., & Drake, B. (2009). Strategic human resource management: The evolution of the field. Human Resource Management Review, 19(2), 64-85.

Martín-Alcázar, F., Romero-Fernandez, P. M., & Sánchez-Gardey, G. (2005). Strategic human resource management: integrating the universalistic, contingent, configurational and contextual perspectives. The International Journal of Human Resource Management, 16(5), 633-659.

Quinn, B., Cooke, R. S., & Kris, A. (2000). Shared services: mining for corporate gold. Financial Times, Prentice Hall.

Redman, T., Snape, E., Wass, J., & Hamilton, P. (2007). Evaluating the human resource shared services model: evidence from the NHS. The International Journal of Human Resource Management, 18(8), 1486-1506.

Reilly, P. A. (2000). HR Shared Services and the Realignment of HR. London: Institute of Employment Studies.

Reilly, P. A., & Williams, T. (2003). How to Get Best Value from HR: The Shared Services Option. Aldershot (Inglaterra): Gowen Publishing.

Schuler, R. S. (1992). Strategic Human Resource Management: Linking people with the needs of the business. Organizational Dynamics, 21(1), 19-32.

Schuler, R. S., & Tarique, I. (2007). International human resource management: a thematic update and suggestions for future research. International Journal of Human Resource Management, 17(2), 207-224.

Schermerhorn, J. R. (1975). Determinants of interorganizational cooperation. Academy of Management Journal, 18(4), 846-856.

Shi, W. S., Sun, J., & Prescott, J. E. (2012). A temporal perspective of merger and acquisition and strategic alliance initiatives: Review and future direction. Journal of Management, 38(1), 264-209.

Society for Human Resource Management (SHRM). (2011). SHRM workplace forecast: The top workplace trends according to HR professionals. Alexandria, Virginia: Society for Human Resource Management.

Thite, M., Budhwar, P., & Wilkinson, A. (2014). Global HR roles and factors influencing their development: Evidence from emerging Indian IT services multinationals. Human Resource Management, 53(6), 921-946.

Ulrich, D. (1995). Shared Services: from vogue to value. Human Resource Planning. 18(3), 12-23.

Ulrich, D., & Grochowski, J. (2012). From shared services to professional services. Strategic HR Review, 11(3), 136-142.

Ulrich, D., Younger, J., & Brochbank, W. (2008). The twenty-first-century HR organization. Human Resource Management, 47(4), 829-850.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Bittencourt, J. P., & Silva, G. (2016). Implementação de um centro de serviços compartilhados de recursos humanos: Estratégia de uma multinacional brasileira em contexto de fusão. Internext, 11(2), 81–93. https://doi.org/10.18568/1980-4865.11281-93

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)