conteúdo da página

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Internext, Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, é publicada quadrimestralmente pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM e se constitui como um espaço editorial aberto a toda comunidade cientifica nacional e internacional interessada na discussão de questões relativas ao desenvolvimento da área no Brasil. O foco da revista está voltado para publicações de pesquisas e reflexões na área de Negócios Internacionais, com temas que são transversais às diversas áreas de gestão: estratégia, finanças, gestão de pessoas, estudos organizacionais, entre outros. Nossos editores emprestam seu prestígio à seriedade do trabalho da revista, e nosso comitê científico trabalha dentro dos procedimentos acadêmicos para assegurar a qualidade dos trabalhos publicados, dos pareceres enviados aos autores, do interesse e da inovação e da fonte confiável de pesquisa, fornecidos aos leitores. Esperamos com esta iniciativa prestar serviço significativo à comunidade científica, e estar à altura de nossa instituição.

 

Políticas de Seção

Metodologia de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Applied Research Articles

'applied article' with changes and different designations, such as technical articles, technological reports and technical reports (Motta, 2017). Notwithstanding the distinct names, these papers aim to study or solve a practical problem. The appropriate adoption of a research method can bring greater scientific rigor to this kind of paper.

Motta, G. S. (2017). Como escrever um bom artigo tecnológico? Revista de Administração Contemporânea21(5). doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017170258

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pensata

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos de Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fórum de Marketing Internacional

Editores
  • Equipe Editorial
  • Jackeline Encarnação
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fórum: Revisão Sistemática de Literatura em Negócios Internacionais

Editores
  • Jackeline Encarnação
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos de Avaliação e Comitê de Ética e Malversação

Todos os textos submetidos à revista passam por um processo de desk review que compreende dois procedimentos básicos: em uma primeira triagem, verifica-se o cumprimento dos requisitos formais estabelecidos nas normas de submissão da revista Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM; na sequência, procede-se a verificação de plágio por meio de software específico, SafeAssign. No caso de identificação de plágio ou outro tipo de discordância com as normas, o trabalho é recusado e o(s) autor(es) devidamente informado(s). Uma vez aceito em primeira instância, sem identificação de autoria, o texto passa por duas avaliações feitas por membros do Conselho Técnico-Científico e/ou pareceristas ad hoc. Em caso de divergência de pareceres, o trabalho é submetido a um terceiro avaliador. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es), acompanhado de uma síntese dos pareceres. A decisão final sobre a publicação é de responsabilidade da Coordenação Editorial. Na eventualidade de suspeita de plágio ou malversação referente a artigo publicado em Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, o Comitê de Ética em Pesquisa ESPM será acionado para referendar a deliberação dos editores, anteriormente encaminhada à coordenação do PMDGI e apreciada pelo colegiado do Programa, ou sugerir procedimento que melhor responda à situação que porventura tenha ocorrido.

 

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

 

Quais são os resultados possíveis?
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

 

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

 Formulário de Avaliação: <https://drive.google.com/open?id=1GmXvb7j2daZVvzwWbiWZ3isFPYQCojCZ>

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.

 

Periodicidade

- Até 2012, a periodicidade da revista foi semestral (janeiro-junho; julho-dezembro), com inicio em v. 1, n. 1, jul./dez. 2006.

- A partir de 2013, a periodicidade passou a ser quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ficha Catalográfica

Internext - Revista Eletrônica de Negócios  Internacionais. / Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. - Ano 1, n. 1, (jul./dez. 2006).- São Paulo: ESPM. 2006. Quadrimestral ISSN: 1980-4865 1. Administração – Periódicos 2. Negócio Internacional. 3. Gestão Internacional 4. Internacionalização de Empresas I. Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Departamento de Administração II. Título. CDU: 658

 

Classificação Sistema Qualis

Classificação no sistema WebQualis - B2 (2017)

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

  1. Submissão de artigo: 0,00 (BRL)
  2. Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL)
  3. Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.